Pranayamas - Respiração Ritmada (Kumbhaka)

By | 12:51 Leave a Comment
Bom dia!

Passando para deixar mais um pranayama para vocês. O kumbhaka é a retenção da respiração, com ou sem o ar nos pulmões. Abaixo segue o trecho do livro Autoperfeição com Hatha Yoga, de Hermógenes, que ensina o exercício:

*Lembrando que, para quem nunca fez, o ideal é começar por pranayamas mais simples, que inclusive eu já mostrei AQUI.

Kumbhaka (pranayama ritmado)

"(...) Respiração ritmada é o exercício que se segue naturalmente ao de puraka (inspiração) ou rechaka (expiração) completas. Chegou a vez de introdurzimos: a) o kumbhaka, ou suspensão do alento (apnéia voluntária) e b) o ritmo. Em outras palavras, o presente exercício consiste em ritmicamente inspirar, prender o ar nos pulmões e expirar, recomeçando novo ciclo.


Execução: sentado ou em pé, olhos fechados, depois da limpeza dos pulmões, inicie o puraka (inspiração), contando mentalmente (um, dois, três e quatro). Depois de ter os pulmões embebidos de ar, conte, no mesmo ritmo, até 16, quando então deverá começar o rechaka (expiração), que se completará quando você tiver contando até 8. Depois de esvaziados os pulmões, reinicie a inspiração. Resumindo: inspire, contando até 4; prenda o ar, contando até 16, e expire contando até 8. Há também kumbhaka com os pulmões vazios.


Você precisa escolher uma certa unidade de tempo para que possa ter alguma significação esta contagem 4 - 16 - 8. Melhor do que tudo será o ritmo de seu próprio pulso. Segurando-o com a outra mão, sentirá que ele bate e, a cada batida, conte; um, dois, três...


Observações:


1. Não é forçoso que seja 4-16-8. Poderá ser 3-12-6, qualquer outro ritmo, contanto que obedeça à proporção de 1 para puraka, 4 para kumbhaka e 2 para rechaka. Escolha o melhor para você, contanto que venha a evitar violência, sufocações, sacudidelas e fadigas. Comece com um puraka mais curto, para ir gradativamente aumentando. Evite, no principio, kumbhaka com pulmões vazios.



2. Se não é perfeito o estado do coração, não convém reter a respiração por mais de trinta e dois segundos. É a opinião do autorizado Yesudian.

Efeito terapêutico: Equilíbrio das correntes HA e THA, com a conseqüente tranquilização do sistema nervoso e do ritmo cardíaco.

Efeito psíquico: Calma e desenvolvimento da força de vontade. Harmonização consigo mesmo e com o universo."






































Obs.: Aconselho a quem nunca praticou ioga regularmente iniciar pelos pranayamas mais básicos e, depois de um ou dois meses, inserir esse pranayama. Post de pranayamas para iniciantes: AQUI

Namastê!

M.F
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: