Quando pensamos em ioga, não devemos pensar em uma atividade que deve ser realizada tal hora do dia. Devemos pensar em uma prática diária e incessante. O que é ioga? Ioga é o ato de respirar e ao mesmo tempo é o ar que entra e sai das nossas narinas. Ioga é o que existe em todas as suas formas e a interação de tudo isso. Ioga é o agir, pensar e sentir em perfeita sintonia, elevando nosso ser.  

"(...) o Yoga surgiu em torno de 50.000 anos A.C. e as suas tradições orais foram passadas para as novas gerações, ou seja, os ensinamentos fundamentais. Esses ensinamentos não se perderam ao longo dos anos e foram passados de geração a geração, transmitidos de mestre para discípulos e de pai para filho. Por volta do ano 300 A.C., o Yoga foi codificado por um grande pesquisador e mestre da época, conhecido por Pantajali, que desenvolveu um sistema didático para o estudo e a prática desta Ciência Natural, o Yoga Sutras". (http://www.iyn.com.br/historico_yoga)


Os asanas são as posturas e os pranayamas, os exercícios de controle da energia vital através da respiração. 

"No Yoga Sutras, Patanjali descreve asana como o terceiro dos 8 ramos do Raja Yoga Clássico . Ou outros oito ramos são yamas (regras de conduta para lidar com o mundo exterior) e niyama (regras de conduta para lidar com seu íntimo), asana (posição), pranayama (respiratório), pratyahara, (estado distração ou sensação de recolhimento), dharana (concentração), dhyana (meditação), e samadhi, (a percepção do si)." (http://pt.wikipedia.org/wiki/Asana)


É importante saber que a filosofia ioga é baseada no uno. Ou seja, não existem dualidades ou "separações", "divisões". Diferentemente de nós, ocidentais, os orientais baseiam-se na ciência psicossomática que avalia o homem como um todo e que não se limita a tratar isoladamente cada parte.


"Psicossoma - Gr. ψυχή (psykhé), σομα (soma)= alma-corpo.

Originariamente, exprime o conceito aristotélico de unidade hilemórfica (matéria= corpo, forma = alma) que é o homem." (http://pt.wikipedia.org/wiki/Psicossom%C3%A1tica)

M.F

3 comentários:

  1. Onde eu posso fazer Yoga no centro do rio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De preferência perto da Cinelândia

      Excluir
  2. Oi, Dexter, tudo bem? Espero que sim. Olha só, eu moro em Natal/RN, mas de academia de yoga no Rio eu sei da academia do professor Hermógenes, que fica no Centro. Link: http://ow.ly/xFQ0L

    Eu dei uma pesquisada pra você e encontrei essa outra, A Savitri Yoga e Movimento Integral, tbm no Centro. Link: http://ow.ly/xFQ3V

    E eu também encontrei uma lista de opções com yoga gratuita no Rio! Só não sei se tem no Centro, dá uma olhada: http://ow.ly/xFQ6p

    Espero ter ajudado, me diz depois se deu certo! Um abração, namastê.

    ResponderExcluir