Pranayamas - Respiração Diafragmática e Limpeza do Pulmão

By | 12:25 2 comments
Olá, pessoas, feliz dia dos namorados! 

Hoje o post fala de algo MUITO importante, tanto no ioga, como em tudo que fazemos na vida. Os pranayamas são os exercícios de respiração. Prana = energia vital e Yama = domínio. Ou seja "para a ciência yogi a respiração, no entanto, é muito mais do que um fator fisiológico. É também psicológico e prânico." (Prof. Hermógenes)

É interessante que essa ação, inerente à existência humana, seja também tão pouco valorizada por nossa cultura ocidental. Desde que eu comecei no ioga percebi que o prana é o que iria me fazer conseguir alcançar um estado mais profundo de concentração, é o que iria me ajudar na conexão com o meu corpo durante os asanas, mas, no fundo, eu sabia - e hoje vejo bem isso, que eu não estava preparada para entender e me abrir a uma questão mais profunda que hoje eu absorvo melhor. Essa questão é a energia vital.

"(...) prâna é a base e origem de todas as formas de energia como também de matéria, pois matéria, a ciência afirma, não passa de energia condensada. É a este conceito mais amplo de prâna que se refere a vetusta escritura "Satapatha Brahmana" ao dizer: "prâna é o corpo do Ser (Consciência)". Este prâna universal manifesta-se, individualizado, em todo ser (animado ou inanimado), inclusive no ser humano. Ele permeia, envolve, nutre e controla não somente nosso corpo, mas nossa mente, estruturando-os, dinamizando-os fazendo-os viver. Quando tal energia abandona o corpo, este morre. Quando escasseia, se enfraquece, Quando se desarmoniza, cria-lhe doença." 
(Prof. Hermógenes em Autoperfeição com Hatha Yoga)

Profundo, né? Por que a minha dificuldade no alto dos meus 18, 19, 20 anos em zelar por minha energia vital? Ignorância e indisciplina. Eu tinha consciência do que precisava, mas não era o momento. Sinto-me muito abençoada por finalmente estar, aos poucos, firmando minha maturidade em compreender a minha força e trabalhar nela. Esperei muito por esse momento e espero que consiga me equilibrar nesse caminho de VIDA, que é eterno.











Pois bem, vou mostrar três dois pranayamas que tenho exercitado e são ideais para iniciantes. A limpeza do pulmão e o exercício de respiração diafragmática. Todos muito simples. Aconselho a fazer o seguinte: escolha um horário em que você possa executar os pranayamas com calma (pode ser de manhã cedo, antes de sair, ou quando chegar em casa), arrume um cantinho tranquilo da casa, que não tenha barulho ou não faça muito calor, por exemplo. Você não vai gastar mais do que 10 minutos! Usando uma roupa confortável, sente-se em uma manta ou algo parecido na postura fácil - Sukhâsana. Assente bem o quadril no chão, os joelhos devem se aproximar do chão também, as palmas das mãos posicionadas no joelho e voltadas para cima. Alinhe a coluna, deixando-a ereta e inspire e expire suavemente pelas narinas, procurando relaxar o corpo, mas concentrado-se em deixar a coluna e o corpo alinhados. Facilita se você imaginar um fio puxando no topo da cabeça. ATENÇÃO: O ESTÔMAGO DEVE ESTAR VAZIO.

Muito importante lembrar de se concentrar sempre na respiração. Essa técnica nos permite distanciar os pensamentos e entrar em um estado meditativo.

Ative o diafragma inspirando e expirando suavemente, coloque as mãos suavemente em cima do abdômen e observe o ir e vir do ar, o momento em que o ar é trazido para dentro, enchendo o abdômen e pulmão, e o momento em que ele é jogado para fora, esvaziando-se. Posicione as mãos de volta e continue a respiração por uns 2 minutos.


Execute Respiração Diafragmática:


Agora, inspire contando 4 segundos, enquanto enche pulmão e abdômen de ar, e expire contando 8 segundos, enquanto primeiro o pulmão é esvaziado e depois o abdômen, lembrando sempre do intuito de "colar o umbigo às costas". Faça 8 respirações.

Observe o movimento diafragmático.

Execute Limpeza do Pulmão:
Aqui iremos expulsar todo esse ar, fazendo uma sucção abdominal. Inspire profundamente e, expirando, retire todo o ar ao mesmo passo que encolhe a barriga como quem quer "colar o umbigo às costas". Inspire novamente, enchendo o pulmão e abdômen, e expire realizando o mesmo procedimento. Faça 5 respirações.

A intenção é esvaziar o ar por completo. Claro que no início não iremos ficar assim :P
Desculpe pelas imagens com resolução trash, tava difícil encontrar foto de pranayama! 
:(

Bom, é isso! Espero que vocês tenham gostado. Depois coloco mais pranayamas pra gente.
Namastê.

M.F
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

2 comentários:

  1. Marina, seu blog é mara. Que coisa linda que vc escreveu sobre ignorância e indisciplina. Realmente, a mente e o corpo padecem, e no escuro, não conseguimos enxergar. Fico muito feliz de me tratar melhor hoje em dia!

    Continue o belo trabalho que é esse blog fuderoso.

    Namastê!

    Core

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada coringuinha linda! Com o tempo vem o entendimento, graças a Deus! Xerinho

      Excluir