Sequência do dia: yoga para todo dia

By | 11:28 2 comments
Olá, amigos!

Hoje pela primeira vez irei colocar fotos da minha pessoa fazendo a sequência, hehe. Hoje vou dar folga pro Pinterest :P

Enfim, cheguei mais cedo em casa, maridão também estava por aqui dando sopa então tive a brilhante ideia de tirar fotos do meu celular (que tem uma qualidade igualmente brilhante #sqn). Eu gosto! Pra  mim é ótimo para ver como está meu alinhamento nas posturas etc, então vamos lá ver o resultado dessa aventura #P

Aproveito para tentar passar algumas dicas que pode ajudar quem está começando. Primeira dica: nunca complique o que o ioga é, de fato. Tente se desprender do senso comum de que ioga é apenas ficar de ponta cabeça, se equilibrar em um pé só e coisas do tipo. Sempre falo por aqui, os asanas são apenas uma fatia do bolo. É por meio das posturas físicas que temos um grande avanço no balanço das correntes energéticas, dos hormônios expelidos e repassados pelas glândulas, no controle dos nervos etc. Mas vejam bem, assim como os asanas, os pranayamas também influem em igual proporção, assim como a retidão das atitudes e pensamentos, a purificação e a constante busca do controle da mente, por meio da meditação. TUDO é importante no ioga. Nada é menos, nada é mais, tudo é cíclico e integrado. Tenham isso em mente.

Digo para não complicar porque, como existe muita gente que acha que ioga é só o estudo das posturas, rola muito desânimo para iniciar a prática. Antes mesmo de tentar, muita gente já desiste. "Ah porque eu não consigo", "ah porque é muito difícil", "ai porque tem que acordar cedo". Realmente, se você tem a intenção de levar ioga pra sua vida, você terá que ter um mínimo de disciplina, que está atrelada a um fator super importante: tentar sempre. E aí vai a segunda dica: tente procurar um centro pra começar suas aulas, ou tente fazer uma intensa pesquisa na internet, de fontes confiáveis, e inicie. Tente praticar uma vez na semana, tente acordar cedo, se for preciso, ou tente não se entregar ao cansaço quando chegar em casa. Tente mudar seus hábitos, tente se alimentar melhor, tente não falar nem pensar tantas coisas negativas, tente não reclamar, tente agradecer mais. Tente entender os problemas dos outros, tente explicar os seus. Tente, tente, tente, nunca deixe de tentar inserir ioga no seu dia a dia, se é isso mesmo que você deseja. Não importa se você vai conseguir ter a reação que você esperava, mas, você tentou? Ótimo! À medida que você abre um pequenino espaço para a tentativa, a posição da sua mente muda. Numa próxima vez, uma faísca irá soltar e você irá questionar aquela situação. De repente, quando você vê, já é uma chama acesa. Se a chama irá apagar ou não, isso depende da gente. #marinafilósofa #metaforanãoémeuforte

Eu acho isso muito lindo, sabe. A construção do ser. Não é fácil, não é rápido, mas é maravilhoso saber que aquilo está ali, e cabe a você o poder de escolha. E essa escolha é o que irá definir o rumo de tudo. E, ainda que escolhamos errado, irão existir muitas oportunidades e teremos sempre esse poder, o do discernimento. 

No final das contas, o praticante de ioga ama perseguir um objetivo: o autoconhecimento. Essa é a terceira e última dica de hoje: tenha mais curiosidade com o que acontece com o seu corpo, com seus sentimentos, com suas emoções. Ioga é natural, espontâneo, sutil. Seu corpo e seus sentidos que irão te mostrar o caminho que você deve seguir. Geralmente eu subo no tapetinho e fecho os olhos, observando meu corpo, minha respiração, ao mesmo tempo que vou limpando minha mente, acalmando-a, e aí sinto meu corpo físico, observo se estou com alguma dor em algum canto, e aí vou fazendo meus asanas de acordo com o que eu preciso. Eu acho até que quem acompanha as sequência deve pensar "pô, essa menina só faz as mesmas posturas!", mas é gente, eu não tenho nenhuma ambição de ficar tentando um asana diferente em cada série. E se você está se preocupando muito com isso, tem algo errado. Porque é normal querer aprender aquelas poses bonitas e difíceis, e elas são super benéficas mesmo, mas o foco principal deve estar no AUTOCONHECIMENTO. No entendimento do seu corpo. Sem isso, não adianta. E alcançamos isso na perseverança, começando com posturas mais simples, que nos permitam uma maior concentração e observação. Eu gosto de sempre estar inserindo um asana "desafio" e, aos poucos, vou tentando me aprimorar. Mas é isso, sem pressa, sem achar que eu tenho que conseguir alcançar a postura perfeita. A única coisa que eu sei, é que, naquele momento, eu farei todo o possível para alcançar o máximo de concentração.

Claro que vocês devem ignorar a qualidades das imagens e a minha cara de gnomo sem futuro. Da próxima vez tento melhorar.

TADASANA ou Postura da Montanha

Fique em pé, alinhe a coluna, deixe-a bem ereta. Inspire profundo e expire relaxando os ombros, os braços, o corpo, mantendo a coluna alinhada. Imaginar um fiozinho puxando no alto da cabeça ajuda! Inspire e expire pelo nariz, suavemente, e vá tranquilizando a mente. Descarregando o turbilhão de pensamentos.

Abra as pernas um pouco a mais da largura dos ombros.


TRIKONÂSANA ou Postura do triângulo Invertido

Uma variação do trikonâsana que eu amo de paixão! Inspire e, expirando, desça o braço direito lateralmente até segurar o tornozelo direito. Torça o tronco com a intenção de olhar para cima e envolva o braço esquerdo na cintura. Inspire e expire suavemente. Quando sentir vontade, volte inspirando. Repita para o lado esquerdo.

MALÂSANA ou Postura da Guirlanda

Hohoho, olha eu de guirlanda de natal! Essa postura é maravilhosa para alongar esses músculos da virilha. Una as mãos em prônam mudrá e, expirando, desça lentamente até ficar de cócoras. Enquanto vai descendo, encaixe os cotovelos na parte de dentro dos joelhos. Os pés não saem do chão e atente bastante para o alinhamento da coluna. Você não deve ficar "pendendo" pra frente. Notem que meus olhos estão abertos, porque essa postura exige um pouquinho de equilíbrio também.

Obs.: Tirei foto de frente, mas o arquivo ficou danificado :/

UTTHITA HASTA PADANGUSTASANA ou Postura estendida da mão no dedão do pé

Dê uma relaxada e abra os olhos. Fixe um ponto à frente, sinta o pé esquerdo bem plantando no chão e vá jogando o peso do corpo para o pé esquerdo, enquanto, lentamente, retira o pé direito do chão e segura com a mão direita. Vá encontrando seu ponto de equilíbrio, sem deixar de ficar no ponto à frente.

Estique lentamente a perna direita, o máximo que conseguir, tentando não deixar a perna flexionada. Vá até o seu limite. Quando desejar, volte lentamente e repita com a perna esquerda.

ARDHA CHAKRÂSANA ou Postura de flexão para trás

Com as mãos em prônam, inspire e eleve os braços acima, ainda inspirando, flexione para trás até o seu limite. Faça um kumbhaka (retenção do ar nos pulmões) por alguns segundo e volte devagar, expirando.

PADAHASTÂSANA ou Postura da cegonha

Figurinha carimbada por aqui. Expire e flexione lentamente para frente, sem flexionar os joelhos. Comece enrolando primeiro as vértebras e, por último, o pescoço. A intenção é tocar a testa nos joelhos, mas você vai até o seu limite, o importante é não flexionar as pernas, pra gente sentir bem o alongamento. Inspire e expire suavemente, na expiração aproveite para soltar os ombros, braços e relaxar o corpo. Quando quiser, volte inspirando e devagar, desenrolando primeiro as vértebras e, por último, o pescoço.


ADHOMUKHA SVANASANA ou Postura do cachorro olhando para baixo e 
BHUNJÂNGASANA ou Postura da cobra


Em padahastâsana, abra as pernas na largura dos ombros e coloque as palmas das mãos no chão, vá andando com elas para frente até sentir que o seu corpo formou um V de cabeça pra baixo. Não flexione as pernas, os calcanhares devem ficar no chão, e a cabeça deve ficar na linha dos braços. Se você não conseguir não tem problema, vá até o seu limite. Inspire e expire suavemente nessa postura.
Quando sentir vontade, expire, e vá caminhando com as mãos até ficar na postura da prancha (a foto dessa postura também ficou com defeito, mas é essa AQUI), em seguida, inspire, e flexione o tronco para trás, estando com as pernas esticada no chão. Na postura da cobra, você deve tentar elevar o tronco o máximo que você conseguir, os braços ficam bem esticados para impulsionar mais.
BALÂSANA ou Postura da criança e YOGA MUDRÁ ou Postura símbolo do yoga
Da postura da cobra, você irá voltar expirando e levando os joelhos para o chão, ficando com o quadril sobre eles. Ainda expirando flexione para frente, deixando os braços esticados à frente e tocando a testa no chão. Aproveite para alongar bem os braços nessa postura. depois leve os braços para trás e seguro o pulso direito com a mão esquerda. Agora é o momento de relaxar, inspirando profundamente e expirando, soltando bem os ombros, os braços, relaxando todo o corpo. Inspire e expire suavemente, procure manter os pensamentos distantes e observar apenas a respiração.

VAJRÂSANA ou Postura do diamante
Finalize sentando sob os pés e mantendo a coluna beeem ereta e alinhada. Inspire e expire suavemente, procure observar seu corpo após os asanas e aproveite esse momento para agradecer pela dádiva de estar vivo, forte e saudável. Mentalize-se assim também, sadio, cheio de vida e energia!

Fotos: Alexandre Jordão (obrigada, amor!)
É isso, meus amigos. Espero que tenha ajudado.
Namastê e muita luz pra gente 
M.F





Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

2 comentários: