Série para começar bem a semana!

By | 10:03 Leave a Comment
Êeee quem é vivo sempre aparece e eu to vivaaa!

Demorei, mas estou aqui postando uma séria bem revigorante pra vocês! Quem começa a praticar ioga percebe logo duas mudanças no seu dia a dia, a primeira é a mudança na mente, que acontece com o despertar dos nadís (canais), que conduzem nossa energia vital e despertam a consciência. Aí sentimos logo um sentimento latente de gratidão, sentimos mais frequentemente um estado contemplativo. Já a segunda mudança é o autoconhecimento em relação ao corpo. Você começa a observar mais a respiração, fica mais atento às mudanças no organismo - principalmente em relação ao que come/bebe e também começa a desenvolver mais a consciência corporal, que eu tanto falo por aqui! As pessoas que gostam de praticar exercícios, de qualquer tipo, tem muito isso, de entender mais as necessidades do corpo, tanto nas questões "de dentro" como "de fora". 

Não se entregar ao sedentarismo e reservar pelo menos meia hora de exercício algumas vezes na semana já é ótimo para manter o nosso fluxo de energia equilibrado, mas o ioga tem grandes vantagens sobre a maioria das atividades comuns porque exerce muito profundamente a análise do nosso corpo sob as três perspectivas que o formam: material, mental e espiritual. Faz toda a diferença. E por isso não dá pra considerar a prática um mero exercício, função reservada aos asanas. Porque no momento em que estamos no nosso tapetinho de olhos fechados estamos ali nos concentrando e buscando diretamente o controle da mente, o desapego do ego a re-ligação com o eu verdadeiro. Então é uma concentração que exige mais do que a concentração do exercício físico, uma concentração mais direcionada, mais talhada.

Para mim o massa é você praticar sua ioga diária, com os asanas e todos os ensinamentos iogues, e também praticar uma atividade física que você goste. Caminhada, corrida (eu escolhi essa! adoro), natação, enfim, qualquer coisa que te faça estar em movimento, aquecendo os músculos, trabalhando articulações, aumentando as funções cardiorrespiratórias. Tudo isso ajuda no aspecto físico, pois deixa o corpo mais forte, flexível e com menos gordura adiposa (que atrapalha a execução de muitos asanas), e também no aspecto emocional e psicológico, já que no momento da atividade experimentamos o mergulho no momento presente.

Ainda que muita gente assimile ioga apenas ao estado de repouso, convém lembrar que a prática está intimamente ligada à nossa energia vital, portanto à ação! A preguiça é um mal enoooorme, a gente não tem nem noção de como ela pode ser prejudicial quando deixamos ela se instalar nas nossas vidas de forma exagerada. Cada um tem sua natureza, algumas mais preguiçosas outras mais ligadas nos 220 volts, só temos que aprender a equilibrar momentos de descanso e momentos ativos, assim iremos nos sentir dispostos e bem sempre!

Agora, a série. Essa aqui deve ser feita de manhã, pois a intenção é acordar mesmo! Acho que quase todas as posturas eu já mostrei aqui no blog.

Antes faça a repiração de limpeza do pulmão e a respiração completa que eu mostrei aqui nesse post! Se não é a primeira vez que você faz ioga, pode tentar a respiração Kapalabhati que tá nesse post aqui.

Inicie em pé, pernas unidas, coluna ereta e alinhada. Inspire e expire suavemente pelo nariz. Inspire profundamente e expire relaxando os ombros e braços, mas mantendo a coluna ereta.

PADAHASTÂSANA ou Postura da Cegonha

Inspire e eleve os braços, unindo as palmas da mão em prônam mudrá, expire e flexione o tronco para frente, enrolando primeiro as vértebras e por último a cabeça. A intenção é encostar a testa nos joelhos, mas vá até o seu limite. As pernas devem ficar bem esticadas, não as flexione. Na posição, inspire e expire suavemente e relaxe os membros que não estão envolvidos. Mentalize um círculo luminoso de cor vermelha localizada na região entre o ânus e o órgão sexual. Mentalize esse círculo e sua luz reluzindo por toda a região do quadril. Quando sentir vontade, volte inspirando, desenrolando primeiro as vértebras e por último a cabeça.

VIRABHADRÂSANA ou Postura do Guerreiro (Variações I e II)


Vire de lado e abra as pernas um pouco mais do que a largura dos ombros, vire o pé direito para a frente e vire o pé esquerdo um pouco para dentro, eleve os braços, deixando-os alinhados e bem esticados e vire o pescoço para a direita, olhando para frente. Inspire e flexione a perna direita para a frente. Obs.: O tronco não deve girar, ele deve permanecer voltado para a frente. Inspire e expire suavemente por algum tempo. Expire e gire o tronco para a frente, una as mãos em prônam mudrá e inspire, elevando os braços até o alto. Ainda inspirando, flexione o tronco para trás até o seu limite e inspire e expire, permanecendo até sentir vontade de voltar. Repita para o outro lado. Não importa se você ficou pouco tempo, tipo alguns segundos. O importante é você encontrar seu equilíbrio e estabilidade na postura.


Sente-se em VAJRASÂNA ou postura do diamante (Fig. 1), feche os olhos, inspire e expire suavemente pelo nariz e relaxe nessa postura observando a respiração e a coluna, que deve estar ereta e alinhada.

Preparamo-nos para ADHOMUKHÂSANA ou postura do cachorro olhando para baixo (Fig. 2). Fique em quatro apoios, colocando as mãos no chão e afastando um pouquinhos as pernas. Inspire e estique bem as pernas colocando os pés no chão (se conseguir colocar todo o calcanhar, ótimo! se não, fique nas pontas dos pés mesmo) e em seguida estique bem os braços, expire e "empurre" a cabeça e o tronco "pra dentro". Estire bem as pernas e os braços, formando um V ao contrário, bem alinhadinho. Inspire e expire e fique o tempo que sentir vontade. Para voltar, inspire e lentamente vá caminhando com as mãos em direção aos pés, ainda inspirando suba lentamente, desenrolando primeiro as vértebras e por último a cabeça.


Volte novamente para VAJRÂSANA  e prepare-se para SUPTA-VAJRÂSANA. Dê uma abertura nos pés de modo que o quadril fique assentado no espaço entre os pés. Inspire e, lentamente, vá flexionando para trás, apoiando os cotovelos no chão. Ainda inspirando, continue a flexão para trás, dessa vez tirando os cotovelos do chão e deitando as costas. Para intensificar o alongamento, estique os braços para trás. Na postura relaxe, inspire e expire, sinta todo o alongamento nas pernas e fique até sentir desconforto. Volte expirando, bem lentamente, usando os cotovelos como apoio. Obs.: Essa postura demanda flexibilidade pois seu alongamento é muito intenso. VÁ ATÉ O SEU LIMITE. Você não precisa executar o asana completo, comece flexionando pouco, por apenas alguns segundos. Não vá além se você se sentir confortável para isso.



VIPARITA-KARÂNI ou Postura da Foice


Deite-se de costas, pernas esticadas, braços esticados ao longo do corpo. Relaxe um pouco, sinta os efeitos do asana anterior.


Una bem as pernas e as deixe bem esticadas, os braços também devem ficar bem unidos ao corpo. Inspire e eleve as pernas e, expirando, use o apoio dos cotovelos e dê um impulso jogando o quadril e as pernas para trás. As mãos também ajudam no impulso e devem ficar na altura da lombar. Toda a região do pescoço, escapular e a parte superior do braço até o cotovelo ficam bem apoiadas no chão. Utilize o apoio dos cotovelos e das mãos na lombar para segurar a postura. O queixo deve pressionar o peito. Inspire e expire e permaneça o tempo que conseguir. Volte inspirando e devagar.

Gente, quem tiver dificuldade em executar viparita-karâni pode fazer dessa forma, utilizando um apoio confortável nas costas e apoiando as pernas na parede!






































Depois é só partir para sukhâsana e seguir com a meditação :)

Espero que tenham gostado. Façam com muito cuidado e concentração!

Namastê.
M.F


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: