Técnicas de Relaxamento - Shavásana

By | 11:53 2 comments
Olá, amados e amadas!

Hoje eu quero passar para vocês (principalmente pra você, Izaías Bezerra!!) o Shavásana, ou postura do cadáver. Essa técnica de yoganidra (relaxamento) é maravilhosa e nos permite experimentar algo que pouco fazemos durante uma vida inteira: relaxar total!!!

O shavásana é uma postura que consiste em ficar deitado e trabalhar mentalmente o relaxamento de cada parte do nosso corpo. O resultado é um estado de relaxação tão grande que nos sentimos até fora do corpo, meio que flutuando. Não dormimos (ainda que tenha gente que dorme, hehehehe, mas não é o correto!), continuamos conscientes, mas nossa mente não desperta pensamentos. O que acontece é que deixamos nosso corpo funcionar sem nenhuma distração, ele retoma um estado pleno, onde nada se sobrecarrega.


"No nível físico, o relax produz a total descontração da musculatura. As emoções e preocupações cotidianas produzem contrações musculares, que podem se tornar crônicas. Através da localização da consciência e da mentalização, você elimina a tensão excessiva de cada parte do corpo. Além disso, o relax, após a prática de Yoga, nos auxilia a assimilarmos a energia e os benefícios produzidos pelos outros exercícios. Isto acontece, porque ao descontrairmos, permitimos uma melhor circulação da energia." Aruna Yoga

Execução:


- Procure um ambiente calmo, tranquilo e sem barulho. Deite-se no chão e deixe os braços largados ao lado corpo, com as palmas voltadas para cima, mas sem forçar, deixe que ele assuma uma posição natural e espontânea. As pernas ficam um pouco afastadas, também largadas, com os pés espontaneamente caindo para os lados.

- Inspire profundamente e expire, relaxando todo o corpo, soltando todas as tensões. Inspire e expire, comece a observar seu corpo, sinta a conexão que se estabelece entre o seu corpo e o momento em que você se encontra. Prepare-se para o relaxamento de cada área.

  1. Comece pelos dedos dos pés, volte sua concentração para o relaxamento deles, agora sinta o pé relaxado, observe se ele está caído naturalmente, sem esforços. Suba para a batata da perna, relaxe-a, continue subindo para a coxa, sinta-a relaxada e livre de qualquer tensão. Agora observe as duas pernas, sinta se elas estão totalmente relaxadas e posicionadas de forma natural, sem nenhuma forma de esforço.
  2. Agora continuemos subindo em direção à região lombar, essa é uma área que geralmente fica cheia de tensão, inspire profundamente, e expirando, solte toda a tensão dessa área, deixando-a colar no chão. Se sentir necessidade de posicioná-la melhor, aproveite para fazer isso agora.
  3. Vamos subindo em direção ao tronco, a região do abdômen e caixa torácica. Inspire profundo e expire, aproveitando para espantar a tensão que se acumula na área do tórax. Volte a inspirar e expirar suavemente, e mentalize o relaxamento do abdômen, observe o movimento dele ao inspirar e expirar.
  4. Voltamos nossa concentração agora para os ombros, área que também sofre com a tensão. Inspire profundamente e expire liberando a tensão.
  5. Chegamos agora nos braços. eles estão completamente largados, completamente frouxos. Se precisar afastá-los mais, afaste. 
  6. Voltamos para o pescoço. A cada expiração, sinta-o relaxar, cada músculo afrouxando, livre de qualquer enrijecimento.
  7. Chegamos finalmente à cabeça. Sinta se ela está posicionada de forma confortável, relaxe a parte de trás, que está no chão. Depois relaxe a parte da frente, cada músculo da face. Os olhos, as bochechas. Retire a tensão dos lábios, a boca naturalmente irá ficar entreaberta, os dentes cerrados e a língua, relaxada, fica solta dentro da boca. Procure permanecer sem engolir a saliva, mas respeite suas vontades/necessidades. 
  8. Agora, que estamos relaxados por completo, observe seu corpo todo. Sinta se ele está completamente relaxado, se ainda há algum ponto com tensão, se tiver, relaxe-o. 
  9. Inspire e expire suavemente, mantenha sua mente concentrada na respiração e totalmente no momento presente. 
  10. Assim como na meditação, procure esvaziar os pensamentos. Caso algum insista em vir, apenas volte sua concentração para esse momento de relaxamento. Curta esse momento de relax, "desligue" o interruptor e se mantenha em OFF!!! Permaneça o tempo que quiser.

Para voltar do shavásana: quando sentir vontade de despertar, volte lentamente sua concentração de onde você iniciou. Mexa devagar primeiro os dedos dos pés, depois mexa um pouquinhos as pernas, os dedos das mãos, engula a saliva, sinta o gosto na boca, abra os olhos. Dê uma boa espreguiçada e pronto!


LEMBRE-SE: 
  • Inspirar e expirar sempre pelo nariz
  • Quando for levantar, primeiro vire lateralmente o corpo e depois levante. Assim evitamos lesões por causa do levantamento brusco.
DICAS:
  • Após o relaxamento de cada área, podemos mentalizar uma paisagem da qual gostamos e nos sentimos bem (uma praia deserta com um marzão, por exemplo).
  • Também podemos aproveitar para "descarregar" nossa energia vital. Inspirando, mentalize tudo que nos é positivo, que nos faz bem, amor, luz, paz, saúde, gratidão, generosidade etc. Ao expirar, mentalize o que não é útil e que nos faz mal: raiva, estresse, impaciência, egoísmo. Faça algumas respirações com essa mentalização e depois volte a inspirar e expirar normal.
  • Você pode realizar o shavásana após o final da sua série de ioga ou depois do almoço, por exemplo. Pra quem não tem tempo de tirar um cochilo por causa do trabalho, essa postura é ótima para dar uma relaxada e você pode fazer em 10 minutinhos :)

Quando vocês forem fazer, note que, quando chegamos no estado de relaxamento profundo, o abdômen nem se mexe mais! De tão suave que fica nossa respiração. Isso causa um bem tãaaao grande para o nosso organismo, que nem imaginamos!

Os benefícios inclui:

• diminuição da frequência cardíaca e da taxa de respiração.
• diminuição da pressão arterial.
• diminuição da tensão muscular.
• diminuição na taxa metabólica e no consumo de oxigênio.
• redução da ansiedade geral.
• redução do número e freqüência de ataques de pânico.
• aumento nos níveis de energia e na produtividade geral.
• melhora na concentração e na memória.
• aumento no foco.
• dá disposição para o dia e sono tranquilo para a noite
• melhoria da auto-confiança.

E aí, gostaram?

Besos!

Namastê.

M.F


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

2 comentários:

  1. Essa técnica vai ser muito útil para mim.
    Ando muito angustiado e com insonia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Renato! Tente mesmo praticar em casa, dedique esse tempo a você! E lembre sempre que o corpo, mente e espírito devem estar em harmonia. Namastê!

      Excluir